lua cheia

lua cheia
Adormecendo nos braços do Oceano

quarta-feira, 30 de julho de 2008

EMOÇÕES ANCESTRAIS




Terá morrido há 24.500 anos...com 4 anos de idade. Viveu no Paleolítico Superior.
O esqueleto original está guardado no Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, em Lisboa.
O rosto do menino foi reconstruido pelo antropólogo norte americano, Brian Pierson.
O menino deitado no seu leito fúnebro é uma aproximação científica, a uma possivel realidade, de acordo com os elementos encontrados no local da sepultura.
Trata-se do primeira sepultura, respeitante ao Paleolítico Superior, encontrada na Peninsula Ibérica.
A criança apresenta traços de uma miscigenação entre o Homo neandertalensis e o Homo Sapiens. A importância desta descoberta assenta no facto de se acreditar, até então, que o Homo Neandertal tinha desaparecido sem deixar descendência.
O antropólogo Erik Trinkaus, diz que o Menino do Lapedo é uma lição para a humanidade, porque encerra em si a prova da convivência pacífica entre Neandertais e o Homem Moderno.
Estas descobertas foram feitas em 1998, no vale do Lapedo, distrito e concelho de Leiria.
É neste vale que eu costumo pedalar na minha bicicleta...ou trepar a pé pelas suas encostas...

19 comentários:

f@ disse...

Prafrente... curioso... olha que o gato é amarelo e eu tenho gatas branca ,tigrada e a mama a velhinha mãe do amarelo e amarela tb... e, dou beijinhos a todos. quando voltei de férias ufa que saudades... claro que a ciência confima que eu pinto mto aquem das cores das nuvens... basta olhar para elas...
Pó é pó e o das nuvens é bbrannnnnco quinhooooo
branco mesmo com nuvens cinza,... estamos a falar de nuvens... daquelas que bailam no "céu".... riso e pó de sorrisos e beijos das nuvens

f@ disse...

gosto deste post...
análise eu não tenho conhecimenos para fazer...
tu e as pe daladas ainda viras pacifista ... tu as perns e a bicicleta TÊM TER MTA FÉ E PACIÊNCIA E FORÇA... INSPIRATE NAAS NUVENS E NAS ÁRVORES... A NATUREZA É SÁBIA...BEIJINHOS DAS NUVENS
A VERIFICAÇÃO DE PALAVRAS É QUE ME LIXA... FOGO QUE PÓ ...

1/4 de Fada disse...

É extremamente interessante esta teoria da mistura entre o Homem do Cro-Magnon e o Homem de Neanderthal. Já a conheço há vários anos - não admira, porque sou licenciada em História - e tem defensores e atacantes, como tudo. Aconselho-o a ler o "Clã do Urso das Cavernas" que, apesar de ser um romance e fazer uma abordagem ligeira e polémica, dá uma visão geral do assunto. É possível que goste.

prafrente disse...

f@
No comentário que deixei no teu blogue, não coloquei a tónica dominante no gato...mas sim no BEIJO que "partilhas" com o gato.Eu não sou vidente, nem fada madrinha, mas consigo adinhar o nome desse felino doméstico.De certeza que se chama SORTUDO!Acertei?
Quanto ao não teres conhecimentos para comentar " o menino do Lapedo" bastava dizeres, por exemplo, " o puto é mais feio que judas"...bem, eu não sei quem é o Judas...

Beijinhos então prás nuvens

prafrente disse...

1/4 de fada

Já me tinha apercebido que era licenciada em história...

A teoria da miscigenação, que referi, é defendida por João Zilhão, que acompanhou a descoberta do Menino do Lapedo.Mas está longe de ser consensual.

Quanto ao livro que recomendou, vou tentar encontrá-lo.

Obrigado

mdsol disse...

Gostei muito de "ver/ler" este post.
:)

Lil Smith disse...

Interesante descubrimiento, no sabía de la existencia del niño de Lapedo en el condado de Leiria.

Definitivamente todos los días se aprende algo.

Te dejo abrazos =)

prafrente disse...

shanti

eu também não sabia da existência de uma bonita shanti, na Venezuela.Também eu digo que todos os dias aprendemos algo de novo.Aquilo que eu mais gostava de aprender é como viver sem precisar de petróleo.Para ver como os homens iriam fazer a guerra...

abraços...de Portugal

vero disse...

Olá meu amigo,
este meu novo livro que irá sair em breve será um livro de tristeza, dor, amor, perda, recordação mas principalmente de ESPERANÇA...
A minha mente está "atolada" de imagens, vivencias, imaginação que tento colocar "para fora", mas por vezes é complicado, são tantas as coisas que quero contar...
Vivencia pessoal, pura imaginação? Quizas, quizas, quizas... ;)

Beijinhos ***

JC disse...

Acho importante o interesse demonstrado por este tipo de assuntos. A evolução da especie humana é muito complexa logo, acho que deve continuar nos seus estudos.

RENATA CORDEIRO disse...

Oi, amigo:
Fiz uma resenha sobre um filme inédito no Brasil, que tive a oportunidade de assistir. Há também um "elogio aos amantes", você vai gostar.
Apareça por aqui:
wwwrenatacordeiro.blogspot.com
não há ponto depois de www
Um beijo,
Renata

Lil Smith disse...

=) Gracias Prafrente! Es bueno aprender ¿verdad? ;)

Que estés muy bien junto a tu familia.Te dejo abrazos y un beso.

I.D.Pena disse...

Não sendo licenciada sobre o assunto , já sabia desse facto , mas é bom relembrar .
Ao menos que esse património permaneça onde foi encontrado :)
Interesso-me sempre em descobrir mais sobre estas nossas raízes lusitanas .

Bjs

Ps:gostei do blog

RENATA CORDEIRO disse...

Eu não devo, mas temo sim, porque a na Internet a gente não vê o rosto das pessoas. O que essa mulher vem me perseguindo. Sabe tudo sobre a minha família, pais, irmãos, cunhadas, sobrinhos, diz que sou velha. Todo mundo sabe que não escondo a idade. No meu perfil está escrito que tenho 45 anos. Ela disse que amanhã inaugura o Blog Anti-Renata, só pode ser uma recalcada. Diz que tirou fotos recentes minhas, mas não saio de casa e quando o faço, é de carro. Mas ela pode muito bem forjar fotos, diálogos, todo o tipo de coisas sórdidas ao meu respeito. Se 45 anos é ser velha, deve ser uma pirralha ou um pirralho de 20, mas acho que deve ser mulher e tem inveja de os artistas da Blogosfera me terem retratado e das pessoas gostarem dos meus posts. Disse que nunca fui operada e que vai provar isso, porque tem um texto meu para uma prima minha em que eu digo que estou gorda! Mas é muita imaginação, ou pior, maldade!
E eu somatizo tudo. Hj, tive diarréia, não comi, acordei cheia de espinhas e estou com cistite. Assim, além de ter que resolver um problema sério de saúde que caminhava para o melhor, me acontece isso, o que o retrocede. Vou precisar muito da força dos meus amigos.
Um abraço,
Renata Cordeiro

f@ disse...

Parfrente... Sr Curioso o Sol anda a precisar de ir ao médico mas... não sei se lá no ministério do céu tb cortaram a verba na saúde...
mas o Sol com falta de amor não me parece... acho que está mais ameno... é um gira sol de visita ao sol ....
e por aqui não se faz nada ...
beijinhos das nuvens

prafrente disse...

f@

obrigado pela explicaçaõ.

Cumprimentos para o sol, mais ameno, como tu dizes,e beijinhos nas nuvens...

Anónimo disse...

Vim retribuir a visita que fez ao meu Rochedo e agradecer o seu comentário. Muito curioso este blog!Vou voltar.

WOLKENGEDANKEN disse...

Interessante ! Sempre me interessei pela antropologia. Penso que a questao da miscigenacao entre o Homo Neandertalenses e o Homo Sapiens Sapiens (Acho que nem temos direito a um "sapiens" mas nos atribuimos dois !! :)) ) é uma das constantes das guerras entre os antropologos.
Ontem fui visitar um museo do Paleolitico porque estou de ferias numa zona onde havia importantes poblacoes paleoliticas (a cultura de Hallstein)

Zica Cabral disse...

já conhecia essa teoria da miscigenação do Neanderthal com o homem sapiens.´E parece possivel. Como antropologa acho que sim embora as provas sejam ainda bastante ténues.
Gosto do que até agora li no teu blog, visita os meus
Um abraço
Zica Caldeira Cabral