lua cheia

lua cheia
Adormecendo nos braços do Oceano

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

ANO NOVO DE 2010



Foto: Ribeira do Sirol
Abraça o Lis, em leiria, e, como dois apaixonados, partilham o mesmo leito até se diluirem nas águas frias do Atlãntico, na praia de Vieira de Leiria.
Ora correndo mansamento por entre margens, ou espalhando a sua fúria destruidora, a água tem sido um elemento constante neste terminus de 2009.
É salgada no mar, é quente nos olhos, é vida na terra. Cada vez mais transforma a vida em desespero, porque o ser humano se auto intitulou "rei da natureza", quando nem a si mesmo se consegue governar.Esquecemo-nos que ela, a natureza, não é súbdita mas parceira e que o respeito tem de ser mútuo. Construimos sobre linhas de água, desnudamos os montes, poluimos rios e oceanos, provocamos o efeito de estufa; tudo em nome de um progresso desregrado que fatalmente nos conduzirá á auto destruição. Fazemos reuniões de lideres mundiais e tudo fica igual porque de boas vontades está o inferno cheio. Infelizmente as maiores vítimas são sempre os que têm menos culpa.
É urgente surgirem novas mentalidades que façam do desenvolvimento sustentado a sua bandeira, porque só temos este planeta...é nele que vivemos, lutamos e AMAMOS.
Bom Ano Novo e um sentimento de solidariedade para com todos os que foram vítimas das recentes intempéries.
Nestas festas de fim-de-ano se conduzir beba...água!!!

8 comentários:

Anónimo disse...

Meu amigo José, sábias palavras. Envio-te um breve resumo das observações de Leonardo Boff:
Ética da solidariedade e do cuidado: - Sentido metafórico de ética: Ethos: morada humana/ cuidado com a nossa casa(natural/física/psíquica /familiar / social...);
Ecologia exterior (cuidado para com todos os seres) e a ecologia interior (ternura, amor, compaixão e veneração);
Confronto com duas dimensões fundamentais da existência humana: a dimensão do enraizamento, do prosaico,do cotidiano, do limitado - o símbolo da galinha - e a dimensão da abertura, do desejo, do poético, do ilimitado - o símbolo da águia. Cada um hospeda dentro de si uma águia, sente-se portador de um projeto infinito, quer romper o projeto apertado do seu arranjo inicial. Há movimentos na política, na educação e no processo de mundialização que pretendem reduzir-nos a simples galinhas, confinadas aos limites do terreiro.O nosso desafio é darmos asas a águia, ganhar altura, integrarmos também a galinha e sermos heróis de nossa própria saga;
Precisamos de uma revolução, no sentido clássico da palavra, no estabelecimento de uma nova utopia, de um novo rumo com outras estrelas-guias que orientam a caminhada da humanidade como um todo.Precisamos urgentemente de uma ética planetária para garantir nosso futuro comum;
Princípios que devem ser compreendidos por todos: o cuidado que protege a vida e a terra, a cooperação que faz com que dois mais dois sejam cinco e a responsabilidade que zela pelas consequências de todas as nossas práticas para que sejam benfazejas. E, por fim, alimetar uma aura espiritual que dará sentido ao todo. A nova era ou será de ética ou não será;
Precisamos modificar urgentemente a nossa mente e o nosso coração. Se quisermos salvar a biosfera e garantir um futuro bem-aventurado para todos, precisamos principalmente de uma ecologia mental e espiritual. Precisamos criar o princípio de co-responsabilidade e de cuidado por tudo o que é e por tudo o que vive;
Precisamos desentranhar tendências que estão também presentes em nossa mente e em nosso coração: a solidariedade, a compaixão, o cuidado, a comunhão e a amorização.Tais valores e forças interiores poderão fundar um novo paradigma de civilização, a civilização da humanidade reunificada na Casa Comum, no Planeta Terra.
Beijinhos e um Ano de 2010 com tudo de bom e de maravilhoso.

Sylvia Narriman

direitinho disse...

Senhor Curioso
Este tema está já um pouco gasto, ainda assim as pessoas não acordaram.
Não são as leis e imposições que vem melhorar a situação.
Serás tu e eu e cada um de nós a fazer um ambiente mais limpo.
Junto de nossa casa existe um contentor. Nem sonhas o que as pessoas levam para lá. Não seleccionam nada e é sempre a descarregar onde lhes dá mais jeito ou lhes fica mais à mão.
Força amigo e continua a ensinar.
É fácil falar. Difícil será fazer no dia a dia.
Retribuo os votos de BOM 2010

fa disse...

Olá José,

S a l gada no mar e nos olhos...
tb quente e doce...

é urgente mesmo mudar mentalidades.

Feliz Ano Novo ao que parece com a chuva que tu tanto gostas...
e !nfinito beijinho e abraço

Daniel disse...

Bela postagem meu amigo.
Aproveito para desejar um Feliz 2010
abs do Brasil

Greenie disse...

Um dia destes sonhei que vivia num mundo em que as pessoas se respeitavam umas às outras, respeitavam a natureza e os animais. Infelizmente foi só um sonho, que para se tornar realidade, depende da mudança de mentalidades.
Tarefa difícil, mas não impossível, pois, tal como dizia o poeta, "pelo sonho é que vamos"...
Um bom ano novo!

disse...

Olá José,

Não sei se tá na hora mas no dia está...

abraço e beijinho gigantes

uminuto disse...

e que este ano seja um ano de desenvolvimento sustentado
um beijo e bom ano

Silvana Nunes .'. disse...

Salve o NOVO ANO !
Que ele venha coroado de muita LUZ, de PAZ e de Saúde. E que estejamos juntos por mais um ano.
Que Assim Seja !
Olá, como vai ? Sou Silvana Nunes, professora, pesquisadora. Estou aqui para divulgar um pouco da minha cultura, a história de nossos antepassados ( que amo muito e tenho receio que se perca em meio a essa enxurrada de informações que somos acometidos ultimamente) e, para isso, FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... começa o ano contando um pouco sobre esse espetáculo maravilhoso que é a FOLIA DE REIS ou REISADO, comemorado no dia 6 de janeiro. Aqui eu também coloco as famosas simpatias das Romã, muito utilizada no dia 6 de janeiro para atrair dinheiro. Para quem curte uma simpatia, vale a pena fazer.Venha conferir.
E para quem não conhece o meu espaço, convido a dar uma chegadinha até lá para conhecer o meu cantinho de histórias, o link está logo abaixo.
Que os bons ventos soprem a seu favor neste ano de 2010.
Saudações Florestais !
SIGA-ME em : http://www.silnunesprof.blogspot.com