lua cheia

lua cheia
Adormecendo nos braços do Oceano

sexta-feira, 24 de julho de 2009

A ALEGRIA DE VENCER


Um céu cinzento, uma promessa de chuva, um vento que agita...e um girassol que se abre num sorriso rasgado.
O vento soprou, a chuva caíu...e o girassol firme permaneceu, sorrindo á vida, ultrapassando corajosamente -porque os girassóis, á sua maneira, também são corajosos -a vicissitude dos elementos.
Como escreveu o poeta Jorge Castro "...rir ou sorrir á vida, para dela colher um eco também risonho"


Semeei esforços, plantei sorrisos, encontrei vicissitudes...quase desisti !!! Mas VENCI !!!
Foram precisos uma Frequência, um exame normal e outro de recurso para VENCER a malfadada -ou antes mal estudada - disciplina de Teorias e Metodologias do Serviço Social. Acabei o primeiro ano da minha licenciatura.
O primeiro semestre foi, de certo modo, um acumular de êxitos. Sorte de principiante. O Ego inflou, a "vaidade" surgiu...e depois aconteceu...
No segundo semestre a negativa surgiu, o "medo" nasceu -aquele "medo" que nos torna as pernas "bambas" -e aí eu aprendi a lição da humildade. Na vida há os que perdem, os que ganham e os que DESISTEM. Perdendo, ganhei, porque não DESISTI! e assim VENCI!
Para o ano outras lutas haverá, outros "medos" surgirão, porque ser corajoso não significa não ter medo...e eu sou demasiado medroso.

Tenho colegas, neste regime pós laboral, que para desempenharem os seus múltiplos papéis sociais - profissional, familiar, social, académico - vão construindo um percurso verdadeiramente épico rumo ao sonho que acalentam.

É para eles a minha homenagem. Para que continuem rindo e sorrindo á vida e dela colham um eco também risonho...como escreveu o poeta...

quinta-feira, 2 de julho de 2009

VAZIOS INTERIORES

( imagem da net)

A nossa sociedade está mergulhada em paliativos, que vão da droga mais poderosa ao hábito mais banal.
Sexo, discussão, roupa, comida, álcool, ginástica, calmantes, paixões consecutivas, são alguns dos vícios mais comuns que as pessoas adoptam para enfrentar a insegurança em que vivem.Os vícios funcionam como válvulas de escape para quem não quer aperceber-se do VAZIO da sua vida.
Mas o pior é quando as pessoas se viciam no "sofrimento"e não conseguem desfrutar das suas vitórias. Ás vezes , tudo corre bem á sua volta, mas elas preferem ver problemas onde existem possiveis alegrias.
Roberto Shinyashiki, (2002). O sucesso e ser feliz. Editora Pergaminho.