lua cheia

lua cheia
Adormecendo nos braços do Oceano

sábado, 19 de abril de 2008

A RAZÃO DO MEU SILÊNCIO

A vida é composta de mudança...


A vida não pede licença para alterar o seu rumo nem envia pré-aviso quando decide modificar as regras do jogo.
"...tereis os rins cingidos, as sandálias nos pés e o bordão na mão " Exodo 12,11. Assim foi dito a Moisés, aquando da instituição da Páscoa judaica, antes da saída do Egipto.
Ter os rins cingidos, as sandálias nos pés e o bordão na mão, significa estar pronto a partir, a mudar de rumo, a enfrentar novas realidades, novos desafios...em qualquer lugar, estado, idade ou situação.
Se há mudanças que nos enchem de alegria, outras há em que sentimos que o mundo nos cai em cima. Nem sempre reagimos da melhor maneira. Os sinais exteriores passam pelo tálamo a caminho do córtex cerebral, onde serão analisados. Quiz a natureza que , em situações de maior tensão, o tálamo faça uma ligação directa á amigdala; esta não espera pela análise racional do córtex cerebral e "dispara" em todas as direcções, sobretudo na direcção errada. É o "sequestro" emocional. São reacções transversais, variando de intensidade e duração conforme o QE (Quociente Emocional) de cada um de nós.

Levei quatro anos a ultrapassar alguns traumas de um passado recente. Construi outros caminhos, experimentei novas emoções, derramei outras lágrimas, deixei-me embalar por outras fantasias. Reaprendi a viver! Materialmente mais pobre mas espiritualmente mais feliz.
Os meus livros, a minha música, os meus estudos, a net, a liberdade de ir para onde me apetecia...Tudo foi, mais uma vez, alterado, sem aviso prévio. As contingências da vida "ordenaram" que a minha filha mais nova viesse viver comigo.
Não tem sido fácil adaptar-me a esta nova realidade. Ás vezes sinto-me á deriva, procurando pontos de referência, rumo a um porto de abrigo.
Levantar-me ás 6h30 para ela ir para a escola; preocupar-me com pílulas e pensos ultrafinos, marcar consultas de planeamento familiar, estabelecer limites ás suas saídas com o namorado. São realidades para as quais a vida nunca me preparou, mas são também novos desafios, novas exigências, novos valores, que eu assumo sem reservas.

" A experiência nunca é limitada nem completa; é uma imensa sensibilidade, uma espécie de enorme teia de aranha, tecida com o fio de seda mais fino , pendurada na cãmara da consciência e apanhando no seu tecido todas as partículas suspensas no ar" Henry James, 1843-1916

Ps.: Um obrigado ao Narrador por me ter perguntado quando é que eu voltava a escrever...

5 comentários:

Narrador disse...

PRAFRENTE

Agradeço o agradecimento. Bem sei que por vezes, não temos a disponibilidade para escrever, mas eu penso que quando alguém "puxa" por nós, somos levados a criar esse tempo. Foi o que fiz.

Quanto à sua nova realidade, do pouco que conheço de si, e digo-o apenas com base no que leio, acho que o Senhor tem "ombros" para tudo isso e muito mais.

Agradeço também as suas visitas lá no meu alpendre.

Abraço.

Maresia disse...

Olá...
Uma vez li um livro que se chama "Viver todos os dias custa"... Gosto deste título, viver todos os dias custa, mas
é isso que faz da vida algo que valha a pena.
À medida que os obstáculos vão surgindo, vamos descobrindo em nós capacidade para os ultrapassar, conhecemo-nos melhor e aos outros.Vai conseguir, é só mais uma etapa.

Bj

prafrente disse...

NARRADOR

Obrigado pelas tuas palavras.
Como dizem lá na minha aldeia "vai pondo as barbas de molho" porque ninguém sabe para o que deve estar preparado.
Por muito dura que seja a vida, vale a pena viver...sem nunca perder a coragem para amar nem a força para lutar.


RABISCOS

Você tem um geito especial de ser mulher.
Para ser um anjo só lhe faltam as asas...
Agradeço o seu estímulo.

Bj

inespimentel disse...

Ora aqui está mais uma "vítima"de filho adolescente... estou a brincar... com coisas sérias... por aqui tb tenho um desses, 16 anos muitas certezas, muita sede de tudo... mas se é para perto de si que ela quiz vir o seu papel de pai é esperar que ela cresça um pouquinho mais e ajudar para que seja feliz sem condenar o futuro.Não é fácil mas é inevitável... e depois é uma idade fantástica, não é?

Paula Raposo disse...

As contigências da vida 'ordenam' muitas coisas nas quais nem tínhamos pensado. Mas o caminho estende-se para ser percorrido. Beijos.