quinta-feira, 1 de janeiro de 2009
1 JANEIRO 2009-DIA DA PAZ
Após uma gravidez de 365 dias+ 1 segundo-para acertar o relógio padrão com a rotação da terra-o mundo pariu um novo ano. Seria de esperar que nascesse virgem, do corpo e da mente. Nele despontariam os valores intemporais da liberdade, igualdade e fraternidade.
Pura ilusão...
A destruição continua na faixa de Gaza, a paz no Iraque ainda não foi alcançada, a violência doméstica prossegue a sua ofensiva...o ódio criou raizes no mais profundo do ser humano...e o menino recebeu por herança genética um ADN portador de desencanto, de desespero, de ansiedade, de inquietação, de MEDO...
Mas o Homem é um ser pensante.Pode e deve mudar. E eu interrogo-me "o que devo mudar em MIM para o mundo ser diferente?" Uma mudança global começa sempre por uma nova atitude pessoal...o resto virá por acréscimo....
Fiquem bem...apesar da chuva.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
14 comentários:
Apesar de ter pensamento positivo, não é fácil resolver os problemas da guerra, quer no Médio Oriente, quer em África, quer mesmo na Europa. Os interesses económicos sobrepõm-se aos humanos. O homem deixa-se levar pelo dinheiro e pelo poder.
Quntas crianças morrem à fome em África e bastava uma infima parte do que se gasta na guerra para poder alimentar estas crianças desnutridas.
Esperamos que algo mude.
Um abraço
Oi Amiguito
Lindos pensamentos e desejos, mas este parto, jamais acontecerá.
Gostaria muito que este bebé 2009 fosse mais humano, cordato, sorridente e com muito amor.
Porém como dizes e todos sabemos a situação está cada dia mais complicada.
Votos de um bom ano tasmbém para ti e todos os que te são gratos.
Mas andamos tantos a tentar mudar para que o mundo mude, que há-de acontecer.
Só que mudança, implica destruir, para depois reedificar.
Já há tanto coisa a mudar no mundo, que desalento não tem sentido.
beijinho
Olá, menino curioso. Diz leonardo Boff que " Há em nós instintos de violência, vontade de dominação, arquétipos sombrios que nos afastam da benevolência em relação à vida e à natureza. Aí dentro da mente humana se iniciam os mecanismos que nos levam a uma guerra contra a Terra. Eles se expressam por uma categoria: a nossa cultura antropocêntrica. O antropocentrismo considera o ser humano rei/rainha do universo. Pensa que os demais seres só têm sentido quando ordenados ao ser humano; eles estão aí disponíveis ao seu bel-prazer. Esta estrutura quebra com a lei mais universal do universo: a solidariedade cósmica. Todos os seres são interdependentes e vivem dentro de uma teia intrincadíssima de relações. Todos são importantes".
Nós, seres humanos, meu amigo José, precisamos evoluir, em todos os sentidos, caso contrário, estaremos submetendo o nosso planeta a graves riscos de destruição e, no seu termo, inviabilizar a própria vida no planeta.
Obrigada!
Antes de morrer meu pai me disse que ninguém poderia roubar meus sonhos e que eu devia tentar realizar cada um deles à medida que fosse possível.A partir da dai percebi que posso ser muito mais do que uma menina de 12 anos que só pensa garotos, percebi que poderia ler e aprender pra fazer do lugar que eu morro,do meu planeta um lugar melhor.
Que 2009 seja um ano cheio de realizações,amor,paz e saúde!
(quote)"...e o menino recebeu por herança genética um ADN portador de desencanto, de desespero, de ansiedade, de inquietação, de MEDO...
Mas o Homem é um ser pensante.Pode e deve mudar. E eu interrogo-me "o que devo mudar em MIM para o mundo ser diferente?" Uma mudança global começa sempre por uma nova atitude pessoal...o resto virá por acréscimo...." (quote)
Meu querido, a mudanca tem sempre que comecar no interior de cada um de nos. A consciencia de um mundo global e uno comeca pelo nosso proprio exame e pelas pequenas mudancas que poderemos fazer em nos e nos que nos estao mais proximos.
Aqui ha uns anos escrevi um texto a que dei o titulo
"Algumas considerações acerca da espécie humana"
Faz parte de um texto mais vasto que esta no meu blog "Palavras", no post de 12 de Outubro de 2005
(http://palavrasmaiscoisas.blogspot.com/2005_10_01_archive.html)
".......No entanto, embora isto seja uma realidade cada vez mais pálpavel , ou até por causa disso, há, também, o reverso da medalha.(esta parte refere-se ao texto acima citado)
Os sentimentos positivos e a consciência de que sem eles a espécie humana será condenada.
A bondade, o amor incondicional, a necessidade de pertencermos a um todo harmonioso, de termos um papel a desempenhar na sociedade natural, de que nenhuma espécie é mais importante do que outra na cadeia ecológica. O respeito pela vida, a protecção e defesa dos mais fracos.
Só com valores como estes poderemos sobreviver como espécie no meio das outras todas, correndo o risco, de no caso de imperarem os outros valores acima mencionados, sermos, lamentavelmente, uma especie em vias de extinção."
Acho que se enquadra como resposta ao teu post.
Um beijao enorme e um abraco apertado
Zica
Um bom texto para este início de ano!
:))
Vou ver se faço um sorriso... se apanho uma flor e ofereço às nuvens... para ver se param de chorar... mas ao olharem o mundo achas que é possível sorrirem?
Vamos ver...
Beijinhos das nuvens
Olá, José. E nessa viagem chamada VIDA, que o seu barco navegue por águas calmas e cristalinas e se afaste das tormentas...E vamos em frente! Beijos.
Um dia que de paz nada teve, mas o homem é assim mesmo infelizmente pensa em tudo menos na paz e amizade entre os povos... uma bela chamada de atenção para este inicio de ano que se devia parar para pensar...
Obrigado pela sua visita e sua palavras no meu blog. A nossa amiga Claras manhãs é sem duvida uma pessoa especial e cheia de talento na escrita.
Cumprimentos e um bom ano de 2009 para si,
Nuno de Sousa
Nuno
Muita paz para vc, amigo.
Convido-o para ir nos meus blogs, pois tenho quatro e publiquei em todos:
http://wwwrenatacordeiro.blogspot.com
http://poemasscancoes.blogspot.com
http://docesspoesias.blogspot.com
http://tristoeisolda.blogspot.com
Ficaria muito honrada com a sua visita. Não é preciso ir a todos os blogs, basta escolher um.
Um abraço,
Renata Cordeiro
O mundo anda mesmo feio, não anda?
Muitos cumprimentos.
Não virando as costas ao mundo, mas fazendo da natureza minha aliada, vejo o mesmo que vês, mas para lá de nós vejo os ciclos naturais que nos indicam o sentido imparável da vida, que se renova, a cada estação seguindo o seu rumo, cumprindo as expectativas!Esse cenário, que está para lá de todas as guerras e escaramuças,serve-me de sustento ao espírito e ao animio!
Obrigada, José. Sabe o que acho? Apesar de haver guerras, violência, ódio e desamor, devemos plantar em nosso coração e em nossa alma sementes de amor, de amizade, de lealdade, de felicidade...A PAZ deve começar dentro de nós, em nossos lares...Grande beijo.
Enviar um comentário