lua cheia

lua cheia
Adormecendo nos braços do Oceano

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

ANO NOVO DE 2010



Foto: Ribeira do Sirol
Abraça o Lis, em leiria, e, como dois apaixonados, partilham o mesmo leito até se diluirem nas águas frias do Atlãntico, na praia de Vieira de Leiria.
Ora correndo mansamento por entre margens, ou espalhando a sua fúria destruidora, a água tem sido um elemento constante neste terminus de 2009.
É salgada no mar, é quente nos olhos, é vida na terra. Cada vez mais transforma a vida em desespero, porque o ser humano se auto intitulou "rei da natureza", quando nem a si mesmo se consegue governar.Esquecemo-nos que ela, a natureza, não é súbdita mas parceira e que o respeito tem de ser mútuo. Construimos sobre linhas de água, desnudamos os montes, poluimos rios e oceanos, provocamos o efeito de estufa; tudo em nome de um progresso desregrado que fatalmente nos conduzirá á auto destruição. Fazemos reuniões de lideres mundiais e tudo fica igual porque de boas vontades está o inferno cheio. Infelizmente as maiores vítimas são sempre os que têm menos culpa.
É urgente surgirem novas mentalidades que façam do desenvolvimento sustentado a sua bandeira, porque só temos este planeta...é nele que vivemos, lutamos e AMAMOS.
Bom Ano Novo e um sentimento de solidariedade para com todos os que foram vítimas das recentes intempéries.
Nestas festas de fim-de-ano se conduzir beba...água!!!

domingo, 20 de dezembro de 2009

BOM NATAL








Nesta noite gélida em que a canção do vento nos assusta e a chuva não pede licença para cair intensamente, quero apresentar-vos o "Salsicha".
Bicho simpático, bom companheiro. Não reclama, não se exalta e está sempre a recordar-me o enorme carinho de alguém muito especial que mo ofereceu.Vai comigo para o Politécnico, todas as noites de aulas.Fica sossegado,ao lado do portátil, ou impávido e sereno sobre os livros...á vista de todos. Tem suscitado reacções contraditórias; as colegas acham-no "fofinho"; os colega pensam que um homem de barba rija não se deve prestar a estas "cenas"; perguntam-me maliciosamente se eu mudei a minha orientação sexual...estereótipos tão antigos quanto demonstrativos da falta de inteligência emocional.Não alterei a minha heterossexualidade por ter um cão salsicha, cheios de canetas, dentro da sala de aulas, nem eu consigo imaginar como poderia haver uma relação de causa/efeito, neste ou noutros casos semelhantes.
Mas tem sido uma experiência interessante que fala de afectos e me recorda constantemente que eles nos renovam por dentro...e isso nota-se por fora !!!
Bom Natal, com o meu profundo desejo que as nossas prendas mais preciosas sejam a partilha de afectos com os que ocupam um lugar especial no nosso coração...mas também com o outro, o colega, o amigo, o professor, o aluno, o varredor da rua...enfim, todo aquele que diáriamente se cruza connosco na nossa vida...

domingo, 6 de dezembro de 2009

ANIMAÇÃO



Não se trata da dança da chuva...apesar de eu a ver cair de mansinho através da porta da cozinha da minha mãe, enquanto, com o portátil sobre a mesa e de costas para o agradável calor da lareira, vou escrevendo este post.

As frequências,os trabalhos de grupo, as apresentações e toda uma série de trabalhos académicos têm condicionado a minha disponibilidade para actualizar o meu blogue.Mas voltemos ás fotos: tenho uma Unidade Curricular chamada TASC (Técnicas de Animação Sócio Cultural).O meu grupo de trabalho tinha a missão de preparar uma animação interactiva para os colegas da turma.Apesar dos meus protestos o grupo decidiu por maioria apresentar a dança dos pescadores da Nazaré.E eu que sou um autêntico pé de chumbo...e para cantar só no banho...se estiver sòzinho.A primeira foto mostra o inicio do ensaio onde eu, aos pulos, tento imitar a ensaiadora. Na segunda foto já terminei a apresentação, tenho o coração aos saltos de cansaço e só me apetece estender na horizontal, sobre o chão da sala.

O objectivo foi alcançado.Não pretendíamos uma actuação profissional mas apenas quebrar rotinas, despertar sentimentos e soltar emoções. O nosso prémio foi o sorriso dos colegas, as suas palavras de incentivo...e a aprovação da docente.

Ao longo da vida precisamos de aprender a ultrapassar formalidades e libertar a criança que habita dentro de nós, rasgar sorrisos no rosto e permitir que as gargalhadas ecoem em liberdade ...ou seremos futuros clientes de neurologistas, psiquiatras e outros profissionais do ramo.

Uma boa semana...mesmo que chova.